MÊS DA ASA

Mês da Asa é iniciado com solenidade no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

Força Aérea recebeu a guarda do local da Marinha do Brasil neste domingo (01/10)
Publicada em: 04/10/2023 15:12
Imprimir
Fonte: III COMAR, por Tenente Fernanda Pereira
Edição: Agência Força Aérea

As celebrações do Mês da Asa, que ocorre durante todo o mês de outubro em homenagem ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, foram iniciadas nesse domingo (01/10), no Rio de Janeiro (RJ), com a Solenidade Cívico-Militar de Recebimento da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. A cerimônia foi realizada pela Marinha do Brasil (MB) e pela Força Aérea Brasileira (FAB) no Mausoléu que homenageia os combatentes brasileiros.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, e contou com a presença de autoridades e militares das três Forças Armadas: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.  

O Oficial-General relembrou os militares mortos em combate e reforçou a relevância histórica do monumento. “É muito simbólico iniciarmos o Mês da Asa neste local, que homenageia os militares brasileiros, mortos em combate na Segunda Guerra Mundial, inclusive aqueles do Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira, que atuou na Itália. A guarda do monumento será orgulhosamente executada pelo nosso efetivo neste mês de outubro, tão importante para a nossa Força, por ser quando comemoramos o Dia do Aviador”, afirmou o Major-Brigadeiro Madureira.

O Monumento foi inaugurado em 5 de agosto de 1960, idealizado pelo Marechal Mascarenhas de Moraes, que comandou a 1ª Divisão de Exército da Força Expedicionária Brasileira no front italiano. Após o término da guerra, ele organizou uma missão para repatriar os restos mortais de 466 militares que estão sepultados no local. Sua frase “Eu os levei para o sacrifício, cabia-me trazê-los de volta” ficou registrada na história.

As estruturas do monumento, que contam ainda com um museu, são guardadas por efetivos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, que se revezam mensalmente. A troca com solenidade é realizada três vezes ao ano, nos meses de junho, agosto e outubro.

Fotos: Soldado Chaves/ III COMAR